Tenho de admitir que também costumava copiar. O meu namorado e eu estávamos a falar sobre isso uma vez e ele confessou a mesma coisa. Dizia que ninguém o obrigava a ler porcarias do estilo Chuk e Geg. Descobri que, na verdade, ele era um bárbaro cultural, porque nem sequer tinha lido “A História de um Homem Real” ou qualquer outra obra-prima de autores soviéticos. Não conseguiu ler o livro “Avó”, de Bozena Nemcova, e limitou-se a copiar o conteúdo. No entanto, estava sempre deitado em livros, só que eram livros de aventuras. Cheios de ação e suspense. Era essa a sua onda. Não sei qual é a leitura obrigatória hoje em dia, ou se as escolas ainda fazem algo do género. Hoje em dia, é melhor saber uma linguagem de programação do que ler alguma literatura que valha a pena.

Quando argumentei que o livro “Timur e o seu bando” era um livro de aventuras, ele respondeu que preferia ler “O Enigma do Puzzle” do Sr. Foglar pela sétima vez do que as coisas estúpidas que o obrigam a ler na escola. Disse que tinha tentado e que não tinha ido além da página dez.
É muito interessante que aquilo que as crianças liam na altura, ou pelo menos os meus colegas de turma o faziam habitualmente, ou assim o afirmavam, eu não conseguia ler. Os contos de fadas dos Irmãos Grimm passaram-me completamente ao lado, porque o estilo de contar histórias não me agradava, e “O Principezinho” acabou para mim por volta da página 20. Aborreci-me com “Alice Através do Espelho” e também não acabei o “País das Maravilhas”. Considerei-o um conjunto de visões de um autor bêbedo e não me detive mais nele.

Mas li Mayday de Thomas Block num fôlego só e não consegui parar. Mas esta literatura não era obrigatória. Como, por exemplo, os livros sobre Lord Emsworth e a sua porca preferida, a Imperatriz de Blangdins. Estas personagens, juntamente com o mordomo Jeeves, foram-nos oferecidas pelo Sr. Wodehouse, e são literatura divertida e relaxante. Só que o estilo é inglês e, claro, os mosquitos não gostavam disso, por isso, embora os seus livros estivessem nas bibliotecas, não podiam servir como leitura obrigatória. O que é uma pena, claro.